Onze casas foram interditadas pela Defesa Civil nos bairros Vila Catarina Miró e Sabará em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, nesta quarta-feira (19).
Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, Edimir de Paula, as residências foram interditadas porque ficam perto de encostas e rios perigosos e, por isso, tinham o risco de desabarem.
Uma das casas interditadas na Vila Catarina Miro fica ao lado da obra de canalização de um arroio. Conforme os fiscais da Defesa Civil, a água já abriu uma cratera na rua e uma rachadura apareceu em uma das paredes do imóvel. Os moradores da casa saíram do local durante a noite de terça-feira (18).
Já as outras casas, que ficam no bairro Sabará foram interditadas após a forte chuva que caiu na região na terça-feira. A água e o barro entraram nas casas, causando prejuízos. As famílias foram obrigadas a deixar as residências. "Acabou desmoronando e entrou bastante água dentro da casa. Minha esposa tirou um pouco da água, mas não conseguiu conter o resto", contou o morador Andrei Czuk.
"As famílias foram retiradas do local tendo em vista as fortes chuvas que estão previstas e pelo perigo eminente de deslizamento da encosta", reforça o coordenador da Defesa Civil.
Conforme a Defesa, os moradores que precisaram abandonar as casas já estão na fila da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e, por estarem em situação de alto risco, têm prioridade no encaminhamento de um local para morar.