Mais de 3,5 mil pessoas ficaram desabrigadas em Santo Antônio do Sudoeste por causa da grande quantidade de chuva que caiu sobre a região na quarta-feira (15), afirma a Defesa Civil. O mau tempo registrado desde o dia 10, e intensificado entre as 17h e as 22h de quarta, fez os rios Santo Antônio, Cedro e Aurora transbordar e invadir centenas de casas.
As famílias atingidas pelos alagamentos foram levadas no fim da tarde de quarta para centros comunitários e igrejas do município. Ainda na manhã desta quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros precisou resgatar famílias ilhadas na comunidade Boa Vista do Capanema, no interior do município de 20 mil habitantes.
“Desde meia-noite, quando a chuva parou, os rios que em alguns pontos avançaram até cem metros do leito original estão abaixando rapidamente. O sol apareceu e a situação já está bem melhor”, comentou o agente de Defesa Civil do município, Evandro Morais da Silva. Os bairros Entre Rios, Sete de Setembro Aurora e Vila Nova foram os mais atingidos.
Parte dos desabrigados começou a voltar para casa no início da manhã desta quinta. Até as 9h30, ao menos mil pessoas continuavam nos abrigos. Segundo a Defesa Civil, não há registro de feridos ou de desaparecidos. Alguns dos atingidos pelos alagamentos devem receber da prefeitura roupas e alimentos.