Após chuva danificar obra, prefeitura retoma pavimentação

Noticias Recentes

Após uma enxurrada que deixou estragos, a Prefeitura de Guarapuava, na região central do Paraná, retomou os trabalhos de pavimentação na Rua Santo Alberti, no bairro São João, nesta terça-feira (25).

De acordo com a moradora Marilda Rezepka, os serviços da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) estavam parados desde sexta-feira (21) e, após a chuva que caiu na região na segunda-feira (25), parte da obra que já havia sido feita foi destruída.
A prefeitura informou, em nota, que os moradores do bairro São João enfrentam, há anos, problemas de enxurradas quando chove, pois não existia nenhum tipo de galeria pluvial no local para que a água da chuva pudesse ser escoada. Conforme a adminstração municipal, o serviço de pavimentação asfáltica seria retomado na segunda-feira, mas os trabalhos da Surg na Rua Santo Alberti precisaram ser interrompidos devido ao mau tempo. A prefeitura confirmou que as obras na via foram retomadas nesta terça-feira (25) e devem ser concluídas na quinta-feira (27).
alagamento é recorrente na rua, mesmo antes de os serviços de pavimentação começarem a ser feitos. Ela havia contado na segunda-feira que a quadra onde mora fica em uma parte mais íngreme da rua e diz acreditar que isso agrava o problema de alagamento.
Além disso, a dona de casa revelou que todos os moradores pediram aos trabalhadores que atuavam nas obras de pavimentação para que instalassem manilhas na altura onde estão localizadas as casas que sofrem com a enxurrada, mas eles alegaram que não seria necessário. “Eles fizeram um serviço pela metade e a água levou tudo o que tinha sido feito. Com a água, as pedrinhas que iriam compor o asfalto foram levadas para dentro das residências”, revelou a moradora.
A prefeitura afirmou que atendeu aos pedidos dos moradores para instalar as manilhas, que devem garantir uma galeria pluvial que facilite o escoamento da água da chuva.
A dona de casa explicou ainda que não há bueiro para escoar a água da chuva no trecho em que mora e que, por ser uma baixada, toda a água que acumula na região mais alta para a residência dela e dos vizinhos próximos. "A maioria dos moradores já tem um muro mais alto em casa para evitar a enxurrada”, revelou a moradora.