Agentes de saúde visitam nesta terça-feira (18), Dia Municipal de Mobilização contra à Dengue, os bairros São José, Palmeirinha e Ronda em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná.
Nos três locais, entre janeiro e fevereiro, foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti. Além de fazer a vistoria nas casas, os agentes orientam a população sobre os riscos da doença e também sobre os meios de combate.
Entre janeiro e fevereiro de 2014, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram encontrados 32 focos de mosquitos da dengue na cidade. Entretanto, ninguém foi diagnosticado com a doença neste ano. Em 2013, foram registrados seis casos e todos envolviam pessoas que já chegaram doentes ao município.
Segundo a Gerência de Zoonoses, responsável pela ação, todo cidadão, independentemente de idade ou classe econômica, pode e deve contribuir para evitar a disseminação do mosquito e colaborar com o combate à dengue. Medidas simples, como impedir o acúmulo de água em qualquer recipiente, evitam o aparecimento de criadouros do mosquito, explica a gerência.