Polícia Ambiental prende 7 pessoas durante operação no Oeste e Sudoeste

Noticias Recentes

Policiais Ambientais da Companhia de Foz do Iguaçu, Rotam Ambiental de Curitiba e dos Pelotões de Francisco Beltrão e Boa Vista da Aparecida desencadearam nesta sexta-feira (23), a Operação Gralha Azul, com objetivo de coibir a caça de animais silvestres no Parque Nacional do Iguaçu e no Parque Estadual do Rio Guarani.

A operação é resultado de cinco meses de levantamentos e investigação que deu origem há 16 mandados de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Três Barras do Paraná e Ampére. 
A operação foi iniciada por volta das 05h30 da manhã, quando os policiais se reuniram no Lago Municipal de Cascavel. Participaram cerca de 40 policiais ambientais coordenados pelo Tenente Nilson Figueiredo Alves Junior. 
Durante a operação foram presas 7 pessoas; apreendidas 28 armas de fogo, duas com silenciadores; mais de 600 munições de diverso calibres, 5 motosserras, 3 pássaros silvestres (pintassilgo, azulão e papagaio) e aproximadamente 12 Kg de carne de caça. Também foi descoberta uma tornearia onde eram fabricadas armadilhas de passagem, as quais são acionadas quando algum animal passa por este instrumento, disparando um tiro. 
Conforme a Polícia Ambiental, os presos vão responder por diversos crimes, como caça de animais silvestres, posse irregular de arma de fogo, posse de motosserra sem licença ambiental, manter animais em cativeiro, em ter outros. 
“A Polícia Ambiental cumpre seu papel na fiscalização e preservação do Meio Ambiente, combatendo os Crimes Ambientais, em todas as suas manifestações. A Comunidade é muito importante, como auxiliadora nas denúncias que chegam aos postos de policia ambiental. O Parque Nacional do Iguaçu e O Parque Estadual Rio Guarani são patrimônios que precisam ser preservados para todos os cidadãos”, lembrou o coordenador da operação. 
Além dessa, outras operações já estão programadas e devem acontecer no início de 2014 nas regiões Oeste e Sudoeste. O tenente lembra as pessoas que quiserem colaborar com a Polícia Ambiental e a preservação do Meio Ambiente que essas poderão fazer suas denúncias através do telefone: (45) 3527-2424 em Foz do Iguaçu – Sede da 5ª Companhia ou (46) 3527-1093 em Francisco Beltrão – Sede do 3º Pelotão.