PNE prevê a universalização da educação
infantil na pré-escola (Foto: Divulgação/ Ascom)A Secretaria Municipal de Educação, ligada à Prefeitura de Castro, na região dos Campos Gerais do Paraná, vai fazer o cadastramento de crianças de 3 a 5 anos de idade que estão fora das pré-escolas.
O cadastramento inicia na segunda-feira (3) e finaliza em 31 de agosto.
A intenção é saber o número de crianças desta faixa etária para planejar a abertura de turmas para 2016. Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), a partir do ano que vem, todas as crianças de 4 e 5 anos deverão ser matriculadas na educação infantil.
Os pais e responsáveis das crianças de 3 a 5 anos devem fazer o cadastramento levando documentos pessoais à Secretaria, localizada na Rua Marechal Deodoro, 348, Vila Rio Branco, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, de segunda à sexta-feira.
O cadastramento também vai abranger crianças de 3 anos, caso elas completem 4 anos até a data das matrículas no início de 2016.
Conforme a Secretaria, o cadastramento não envolve crianças acima de 6 anos, que já devem estar matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental.
Segundo a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Luciane Carvalho, o cadastramento servirá como uma pré-matrícula. Assim, quando o cronograma de matrículas for aberto, a Secretaria vai encaminhar as crianças para as escolas que tenham vagas. O calendário de matrículas ainda não foi definido.
Atualmente, o município tem 12 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e turmas de educação infantil em 13 escolas de ensino fundamental.