A prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, começou nesta segunda-feira (26) a agendar o atendimento de quem vai ao Terminal Central fazer a renovação do cadastro do passe estudantil. Apesar de a renovação ser feita a qualquer época do ano, a procura pelo serviço aumenta nos dias que antecedem o início do ano letivo.
O passe estudantil garante o pagamento de meia-tarifa de R$ 1,42. Podem fazer o cadastro, os estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Superior de escolas públicas ou privadas, desde que tenham bolsa integral de ensino.
Nesta segunda, pessoas que buscaram a renovação fizeram fila no Terminal. Conforme o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), Eduardo Kalisnoski, o guichê do Terminal faz até 45 atendimentos para renovações de cadastro por hora. No entanto, mesmo para fazer o agendamento é preciso comparecer ao guichê de atendimento no Terminal Central.
É preciso apresentar o comprovante de residência, documento de identidade do estudante e dos pais e o comprovante de matrícula que deve ser obtido na escola.
Ainda conforme Kalinoski, cerca de 16 mil alunos usam o passe estudantil no transporte coletivo da cidade. Em Ponta Grossa, as aulas na rede municipal começam em 5 de fevereiro. Já na rede estadual, o início será no dia 10 de fevereiro.
Passe Livre
O passe estudantil garante a meia tarifa no transporte coletivo. Mas, a prefeitura anunciou em 5 de janeiro, quando a passagem foi reajustada para R$ 2,85, que todos os alunos de escolas públicas que morem a mais de um quilômetro da escola, do Ensino Fundamental e do Médio, devem ficar isentos da cobrança de tarifa. A proposta, no entanto, ainda deve passar pela análise da Câmara Municipal, segundo Kalinoski.