A Sanepar informa que as equipes continuam trabalhando na recuperação dos sistemas de abastecimento de água afetados pelas enchentes de rios, no final de semana.
Com o aumento no nível dos rios utilizados como mananciais, foram alagadas as unidades de captação, onde estão instaladas as bombas que extraem água a ser tratada e distribuída à população. Como são equipamentos movidos por energia elétrica é necessário secá-los, reconstruir os quadros de comando, além de uma série de outras intervenções. Há ainda captações isoladas, onde os técnicos nem conseguem chegar para avaliar a situação.
Em outras cidades, paulatinamente, o abastecimento está sendo retomado. Nestes casos, a empresa recomenda que a população seja solidária. Quem estiver recebendo água que use apenas para atividades essenciais como preparo de alimentos e higiene pessoal. É necessário aguardar novas orientações para fazer a limpeza pesada dos imóveis. Confira a situação em cada cidade:
REGIÃO DE GUARAPUAVA:
- Candói: retomando o abastecimento gradativamente. 90% do sistema está abastecido, mas a população precisa usar água de forma racional. Moradores de Lagoa Seca estão sem água por causa das frequentes quedas de energia.
- Cantagalo: regularizado o abastecimento, mas a reservação está no limite. Se não houver consumo racional, vai faltar água.
- Foz do Jordão: abastecimento interrompido, equipes trabalhando ininterruptamente para regularizar a situação.
- Guarapuava: os técnicos continuam trabalhando na recuperação dos equipamentos. Ainda não é possível prever o reinício da produção de água tratada e tampouco quando vai ocorrer a regularização do abastecimento. Caminhão-pipa atende hospitais, postos de saúde, penitenciária e delegacia de polícia.
- Palmeirinha: o distrito de Guarapuava está abastecido parcialmente em decorrência de problemas elétricos. Aguardando serviços da concessionária de energia.
- Laranjeiras do Sul:a cidade está abastecida, mas pode faltar água devido ao alto consumo.
- Marquinho: queda de energia provoca interrupção na produção e distribuição de água tratada.
- Nova Laranjeiras: abastecimento interrompido. previsão é normalizar o atendimento ainda hoje.
- Pinhão: hospital e delegacia estão recebendo água, restante da cidade está desabastecida. As equipes estão trabalhando ininterruptamente para resolver o problema.
- Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu: as duas cidades são atendidas pela estação instalada em Quedas. O volume do rio está diminuindo. As equipes já tiveram acesso à captação e estão lavando equipamentos e quadros de comando, para depois secar em estufa. Vencida esta etapa, reinicia a produção de água tratada.
- Reserva do Iguaçu: 30% da cidade está abastecida por poço. A estrada de acesso à captação da Sanepar continua interditada. Equipes estão tentando abrir acesso por outra via para chegar ao local e avaliar a situação.
- Rio Bonito do Iguaçu: tratamento reiniciado às 14h e reabastecimento sendo feito gradativamente. População precisa colaborar, utilizando água racionalmente.
- Turvo: tratamento iniciado após a instalação da bomba às 13h e abastecimento retomado logo em seguida, sendo feito gradativamente (50% do sistema abastecido). Rompimentos de rede por causa da pressão e estão sendo consertados.
- Virmond: sistema sendo reabastecido. O atendimento deve ser normalizado ainda hoje.