Escolas não tiveram aulas nesta segunda-feira (22) (Foto: Divulgação/Prefeitura)Os 186 professores da rede municipal de ensino de Tibagi, na região dos Campos Gerais do Paraná, entraram em greve nesta segunda-feira (22). Segundo a categoria, a paralisação será mantida até a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.
Cerca de 1,2 mil estudantes de seis escolas municipais estão sem aulas. Já os centros municipais de educação infantil seguem com atividades normais.
Conforme a representante dos professores na Comissão de Elaboração do Plano de Carreira, Zeni de Fátima Capote, os docentes reivindicam a aprovação do plano com a garantia que os direitos trabalhistas da categoria serão mantidos.
O plano foi debatido durante dois anos. O projeto foi lido na Câmara Municipal na sessão de terça-feira (16), mas não foi votado. Conforme o presidente da Câmara, vereador Aristeu Ribas (DEM), o plano será apreciado na sessão de terça-feira (23).
Ribas afirmou que a votação não ocorreu no dia 16 de junho porque a sessão ordinária já havia extrapolado o prazo regimental de três horas. “Nós adiamos a votação, porque se o projeto fosse aprovado naquele dia, ele poderia ser anulado”, afirma.
A prefeitura foi oficiada na sexta-feira (19) sobre a greve e afirmou que vai aguardar a posição da Câmara.
Os professores afirmam que a paralisação será encerrada assim que os vereadores aprovarem o novo plano de cargos e salários.