Detentos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), na região central do Paraná, iniciaram uma rebelião no fim da manhã desta segunda-feira (13). Segundo o Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen), oito funcionários são feitos reféns. Segundo a Polícia Militar (PM), um agente penitenciário ficou ferido e foi levado para a Urgência Municipal de Trianon.
A polícia cercou o prédio, e os demais funcionários foram retirados do local. Ainda segundo a PM, presos quebraram alguns vidros da penitenciária e estão em cima do telhado. Até as 13h, a polícia aguardava os negociadores para buscar um acordo com os presos.
Segundo o diretor do Depen, Cezinando Paredes, os detentos estavam um canteiro de trabalho, quando pegaram os funcionários como reféns. A direção do Depen já saiu de Curitiba para Guarapuava e assim, devem auxiliar nas negociações. Ainda não se sabe qual o motivo da rebelião e as reivindicações dos presos. A penitenciária abriga 240 presos e trabalha com um modelo onde os detentos podem estudar e trabalhar no local.