Lixos em rios e bueiros colaboraram com enchente em Guarapuava

Guarapuava

Lixos jogados em rios e em bueiros colaboraram para a enchente que destruiu parte de Guarapuava, na região dos Campos Gerais do Paraná, no mês de junho.

De acordo com a Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), as galerias de água do município são estreitas e antigas, o que dificulta o escoamento e também colabora com a ocorrência de enchentes.

"Guarapuava é uma cidade antiga. Então, ainda há galerias com diâmetros pequenos. É praticamente impossível substituir tudo. Além de que, é um serviço extremamente caro”, explica o presidente da Surg, Fernando Damiani. Hoje, só há projeto para melhorar a situação em três bairros, no Paz e Bem, no Primavera e no Jardim das Américas.

Dentro dos rios, ainda é possível encontrar bastante lixo doméstico. O cenário, segundo a Surg, está propício para novas enchentes. Ainda segundo a companhia, é necessário que as pessoas se conscientizem e joguem lixo nos locais corretos. Segundo Damiani, a equipe da Surg já chegou a encontrar até um sofá jogado nas águas.