A reitoria da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), em Guarapuava, na região central do Paraná, suspendeu o calendário acadêmico de 2015. A decisão, tomada nesta quinta-feira (14), ocorre por causa da greve de professores e técnicos-administrativos.
A suspensão do calendário foi publicada em resolução interna. Segundo a reitoria, o calendário será refeito após o fim da paralisação. A Unicentro tem cerca de 800 professores e 10 mil alunos.
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Adunicentro) retomou a greve no dia 27 de abril. Na tarde de quarta-feira (13), os professores e servidores fizeram uma nova assembleia para discutir o rumo da paralisação. A continuidade da greve foi aprovada por tempo indeterminado. A decisão é apoiada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu).
Essa é a segunda greve deste ano. As atividades foram paralisadas pela primeira vez entre 19 de fevereiro e 12 de março. Na ocasião, segundo a Unicentro, o calendário também foi suspenso e refeito.
Na primeira manifestação, os docentes e técnicos protestaram contra o pacote de medidas do governo estadual que, segundo a categoria, retirava benefícios do funcionalismo. Segundo os sindicatos, a paralisação é mantida para protestar contra as mudanças nos fundos do ParanáPrevidência.