Pontos de coleta em Ponta Grossarecebem isopores para reciclagem

Guarapuava

Pontos de coleta são supermercados, shopping e escolas particulares (Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)

Moradores de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, podem levar, a partir desta quinta-feira (26), isopores limpos e secos em pontos de coleta instalados no município. Os materiais serão entregues para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Oficinas (Acamaro) para reciclagem.

A Acamaro reúne catadores de quatro associações da cidade, que se revezarão para reciclar o poliestireno expandido, conhecido como isopor. Conforme a prefeitura, a Acamaro é a primeira associação de catadores no Paraná a receber uma máquina de reciclagem de isopor.

O isopor é reciclável, no entanto, até então a cidade não reciclava o produto, que era encaminhado para o aterro de Ponta Grossa. Conforme a prefeitura, com o equipamento é possível reduzir a quantidade de resíduos no aterro. A prefeitura não informou a quantidade do material que é recolhida atualmente no município.

O maquinário deve gerar mais renda para os catadores. As associações de catadores vão triturar e beneficiar os isopores. O produto final será vendido para uma empresa especializada a R$ 0,50 o quilo, ou seja, o dobro do valor pago em papelões, por exemplo. O material será reutilizado na produção de rodapés e molduras.

Veja abaixo onde ficam os pontos de coleta:

- Tozetto da Vila Estrela
Endereço: Rua Amazonas, nº 167;
- Tozetto do Jardim Carvalho
Endereço: Av. Monteiro Lobato, nº 1951;
- Tozetto do bairro Oficinas
Endereço: Rua Franco Grilo, nº 200;
- Tozetto do bairro Uvaranas
Endereço: Av. General Carlos Cavalcanti, nº 853;
- Tozetto do bairro Nova Rússia
Endereço: Av. Ernesto Vilella, nº 2.220;
- Shopping Palladium;
- Escolas particulares associadas ao Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe).