Vettel é pole pela Terceira vez no ano

Noticias do dia

Sebastian Vettel continua sem dar chances aos adversários. Neste sábado, o atual campeão mundial obteve sua terceira pole position nesta temporada e largará na frente no GP da China. O piloto da Red Bull mais uma vez mostrou sua superioridade na pista e não deu chances aos dois pilotos da McLaren. Felipe Massa, da Ferrari, larga em sexto.

 

Vencedor das duas primeiras provas na temporada (Austrália e Malásia), Vettel foi o único a andar abaixo de 1min34 no Q1. O alemão cravou o tempo de 1min33s706 e não teve concorrentes. Ele já havia sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres realizadas no circuito de Xangai. Os pilotos da McLaren vêm na sequência, com Jenson Button (1min34s421) e Lewis Hamilton (1min34s463).

Na quarta colocação, Nico Rosberg, da Mercedes, conseguiu ser mais rápido do que os pilotos da Ferrari: 1min34s670. Felipe Massa andou no mesmo ritmo de Fernando Alonso, mas perdeu por muito pouco a disputa com seu companheiro de equipe. O espanhol fez o tempo de 1min35s119, contra 1min35s145 do brasileiro. A Ferrari havia preparado uma nova asa dianteira, mas ela não foi usada.

A surpresa do dia ficou por conta de Mark Webber. O piloto da Red Bull, que já havia enfrentado problemas durante o terceiro treino livre, voltou a ter dificuldades e nem conseguiu superar o Q3. Com o tempo de 1min36s438, o australiano foi apenas o 18º colocado.

Na volta aos boxes, Webber não escondeu seu descontentamento com a equipe. O piloto entrou na pista já na parte final do Q1 e, com pneus duros, não conseguiu uma volta boa. Ele se queixou por não ter tido condições de usar pneus macios e, com isso, ter maiores chances de fazer um tempo melhor.

No Q2, o treino foi interrompido a cerca de dois minutos do final. Com um problema no câmbio de sua Renault, Vitaly Petrov abandonou seu carro no meio da pista. Como o piloto russo havia feito um tempo suficiente para classificá-lo para o Q1, mas não tinha condições de voltar à pista na última parte do treino, ele largará na décima posição.

Após a paralisação, o Q2 se tornou emocionante, com vários pilotos entrando na pista com uma pequena diferença entre eles. Rubens Barrichello, com o tempo de 1min36s465, não conseguiu se classificar para o Q1 e largará em 15º. Ao menos, o brasileiro ganhou a disputa com Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe (17º). Michael Schumacher também ficou pelo caminho: o piloto da Mercedes ficou em 14º.

“Estamos tendo um fim de semana cheio de aventura. Andei com o carro com a versão nova do escapamento na sexta e no sábado [nos treinos livres], mas era para coletar informações. Para a classificação, peguei o carro do começo do ano. Ele está melhor para a corrida”, disse Rubens Barrichello, em entrevista à TV Globo. O brasileiro também reclamou da postura de Adrian Sutil, que teria atrapalhado alguns pilotos na pista.

 

 

UOl