O número de mortos por causa da chuva em todo o Paraná aumentou de quatro para oito, segundo o último balanço da Defesa Civil Estadual, divulgado às 15h deste domingo (8).
O número de pessoas afetadas também aumentou de 38 mil para 43.826. Conforme o boletim, os prejuízos foram causados por alagamentos e destelhamentos, além de falta de energia elétrica e água. Ao todo, foram duas mortes em Medianeira, uma em Sulina, uma em Laranjeiras do Sul, três em Guarapuava e uma em Campina do Simão. A chuva atinge o estado desde sábado (7) e também causa interdições em várias rodovias estaduais e federais.
Do total de afetados, 2152 ficaram desalojados. Desses, 768 não conseguiram retornar para casa e estão em abrigos improvisados. Mais de cinco mil residências foram danificadas.
Estado de Emergência
Os municípios de Rosário do Ivaí, na região norte do estado, e Guarapuava, nos Campos Gerais, decretaram estado de emergência. Em Guarapuava, está o cenário mais critico. De acordo com a Defesa Civil, 750 pessoas foram afetadas na região e 30 estão desabrigadas. Um morador está desaparecido e outro ficou ferido. Além disso, um rio invadiu o reservatório da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e deixou toda a cidade sem água. De acordo com a Companhia, a normalização do serviço pode demorar até dois dias. A prefeitura também informou que não haverá aulas nas escolas municipais na segunda-feira (9).