De 8,6 mil estudantes, só 600 usam o Passe Livre em Ponta Grossa, no PR

Ponta Grossa

Dos 8,6 mil estudantes que têm direito ao programa Passe Livre no transporte coletivo de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, somente 600 já estão usando o cartão. O programa foi implantado na quarta-feira (3).

Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), outros 1,6 mil fizeram o cadastro após o dia 15 de maio, quando encerrou o mutirão para confecção dos cartões, e esperam a validação dos créditos a partir de 1º de julho.

Se o cadastramento for feito até o sétimo dia útil do mês, os créditos estarão disponíveis no mês seguinte ao pedido.

O presidente da autarquia, Eduardo Kalinoski, lembra que é preciso fazer o pedido até quarta-feira (10) para que o cartão possa ser usado a partir de 1º de julho. Conforme a prefeitura, o tempo é necessário para fazer o processamento do cadastro e do depósito dos créditos.

Caso o beneficiário deixe para fazer o pedido depois de quarta-feira, a validação ocorrerá apenas em agosto. Segundo a prefeitura, após a realização do cadastro e do recebimento do cartão, os créditos serão validados automaticamente todos os meses.

O programa Passe Livre prevê duas passagens diárias de graça nos ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) para os estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior que morem a mais de dois quilômetros da escola ou faculdade e tenham frequência de 85%.

A Lei do Passe livre foi sancionada na terça-feira (2), após seis meses do anúncio do programa. O projeto foi aprovado no dia 1º de junho na Câmara Municipal e prevê o repasse de R$ 1,05 milhão. O valor sairá da Secretaria Municipal de Educação.

A solicitação do benefício deve ser feita na Praça de Atendimento da prefeitura, na Avenida Visconde de Taunay, 950, bairro da Ronda, das 9h às 16h, de segunda à sexta-feira.

Veja os documentos necessários para o cadastro

Ensino médio:
- RG ou certidão de nascimento do aluno;
- CPF do aluno;
- Comprovante de endereço (conta de conta de água ou de luz, carnê de IPTU, contrato de aluguel, correspondências bancárias, de órgãos públicos ou comerciais, entregues pelos Correios);
- RG do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- CPF do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- Declaração de inexistência de vaga em escola a menos de dois quilômetros da residência do aluno (Para alunos que não estudam em instituição mais próxima de sua residência);
- Contrato de prestação de serviço de educação, comprovando bolsa de 100% (para estudante de instituição privada);
- Termo de Guarda ou Termo de Encaminhamento do Conselho Tutelar (para alunos que não estão sob cuidados do pai ou da mãe).

Ensino superior:
- RG ou certidão de nascimento do aluno;
- CPF do aluno;
- Comprovante de endereço (conta de conta de água ou de luz, carnê de IPTU, contrato de aluguel, correspondências bancárias, de órgãos públicos ou comerciais, entregues pelos Correios);
- RG do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- CPF do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- A folha resumo do Cadúnico, constando que o mesmo ou seus pais (no caso dos menores de idade) são beneficiários de um dos programas Bolsa Família, Telefone Popular, Bolsa Verde, Minha Casa Minha Vida faixa I ou Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Para estudante de instituição privada, contrato de prestação de serviço de educação, comprovando bolsa de 100%.

Confira a relação dos pontos de recarga do cartão do Passe Livre:
- Supermercado Tozetto, no Jardim Carvalho;
- Supermercado Tozetto, na Vila Oficinas;
- SuperMuffato, próximo à garagem da VCG;
- Shopping Total, em frente loja do O Boticário;
- Autarquia de Trânsito, na Rua Balduíno Taques, antigo Clube Guaíra;
- Prefeitura;
- Terminais de ônibus, nas cabines dos coordenadores de tráfego.