Sidebar

Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, bate recorde de visitações em 2015

Noticias do dia

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, bateu recorde histórico de visitações em 2015. Segundo a diretora geral Carmel Croukamp, foram 780.605 pessoas que passaram pelo local entre 1º de janeiro e 31 de dezembro atraídas pelas cerca de 1,2  mil aves de 140 espécies nativas e exóticas.

O índice é 22% maior do que o mesmo período de 2014, quando foram registradas 636.452 visitações.

"O Parque das Aves está bem preparado, com uma grande equipe de monitores capacitados e prontos para atender o turista. Temos uma nova infraestrutura e novos atrativos que permitem o turista desfrutar do Parque mesmo durante dias de visitação alta", afirma a diretora.

saiba mais

Um dos espaços que mais encantam são os viveiros gigantes, nos quais é possível chegar bem perto das aves como tucanos e araras, que arriscam alguns rasantes e até ‘posam’ para fotos.

Apesar do saldo positivo, a expectativa para 2016, ainda de acordo com a direção do atrativo, é de uma pequena redução nos números por conta da atual crise econômica enfrentada pelo país.

O Parque das Aves fica ao lado da entrada do Parque Nacional do Iguaçu e está aberto todos os dias das 8h30 às 17. O ingresso custa R$ 30. Para moradores de Foz do Iguaçu e de outros municípios vizinhos à unidade de conservação, o valor da entrada é de R$ 6.

'Lounge na Selva' levou um ano para ser construído e conta com materiais reaproveitados e do próprio local (Foto: Parque das Aves / Divulgação)
Lounge na Selva levou um ano para ser construído
e conta com materiais reaproveitados e do próprio
local (Foto: Parque das Aves / Divulgação)

Novo ambiente
Recentemente, o parque inaugurou um novo espaço para possibilitar um maior contato dos visitantes com a mata vizinha ao Parque Nacional do Iguaçu.

O ‘Lounge na Selva’, como é chamado, tem espaço para descanso, interação e estrutura para eventos à noite, com restaurante.

De acordo com a direção do parque – referência no cuidado e em projetos de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas -, o lounge foi construído com materiais naturais, alguns do próprio local. Para chegar até o espaço, os visitantes passam pelos viveiros de aves e percorrer algumas clareiras na floresta.

O descanso pode ser feito em balanços em forma de ninho, bancos largos ou em almofadas, que ficam à disposição dos visitantes. Um trono de madeira também está disponível em um espaço que pode ser usado para a contação de histórias. Na lanchonete, é permitida a venda apenas de alimentos naturais, como água de coco, sucos, tapioca e açaí. De cortesia, água filtrada, com gelo ou limão.

Para a noite, os eventos reservados a grupos podeM incluir a preparação de pratos por um chef de alto padrão, no estilo cozinha-show, e a apresentação de um coro de índios guarani, além de meditação, degustação de cachaças orgânicas e o acompanhamento de um biólogo para a interpretação dos sons noturnos da floresta.

Parque das Aves tem projeto de proteção e reprodução da arara-vermelhaa-grande, rara no Paraná e extinta em Foz do Iguaçu (Foto: Parque das Aves / Divulgação)
Parque das Aves tem projeto de proteção e reprodução da arara-vermelhaa-grande, rara no Paraná e extinta em Foz do Iguaçu (Foto: Parque das Aves / Divulgação)
Mais de 780 mil pessoas visitaram o atrativo turístico em 2015 (Foto: Divulgação/ Parque das Aves )
Parque permite interação entre os turistas e os animais (Foto: Divulgação/ Parque das Aves )
Parque das Aves; Foz do Iguaçu; Paraná (Foto: Fernando Freire)
Atrativo teve mais de 780 mil visitações em 2015 (Foto: Fernando Freire)
Parque das Aves; Foz do Iguaçu; Paraná (Foto: Fernando Freire)
Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (Foto: Fernando Freire)