Vendaval e granizo causam estragos em Antônio Olinto, no sul do Paraná

Noticias de Guarapuava

Vendaval e granizo causaram estragos em propriedades rurais de Antônio Olinto (Foto: Giovan Valiati/RPC)Vendaval e granizo causaram estragos em propriedades rurais de Antônio Olinto (Foto: Giovan Valiati/RPC)

O vendaval e o granizo causaram estragos na região sul do Paraná no fim da noite de terça-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos 40 casas foram danificadas em Antônio Olinto; o número pode subir.

A Defesa Civil não terminou de contabilizar os prejuízos. Na zona rural, além de árvores caídas, houve registros de uma granja de suínos e de um aviário destruídos.

Antônio Olinto não possui uma estação meteorológica do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Entretanto, a de São Mateus do Sul, cidade próxima, registrou pancadas fortes de chuva entre 23h e 0h. Por volta de 3h, os ventos na região chegaram a 61 quilômetros por hora, segundo a estação da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Ainda em Antônio Olinto, as aulas em algumas escolas foram suspensas, como no Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias, onde o professor Antonio Segan Cuba trabalha. “A escola está tomada por água pelo destelhamento. Há casas destruídas. No Centro, uma parede da igreja praticamente caiu. São muitas árvores derrubadas também. Nunca vi nada parecido”, relata.

Previsão do tempo
Conforme o Simepar, ainda há bastante umidade chegando ao Paraná. O tempo deve continuar instável no estado. Há previsão de pancadas de chuvas alternadas com períodos de sol. Os temporais mais fortes devem continuar atingindo as cidades do sul paranaense.

Na quinta-feira (15), de acordo com o Simepar, as chuvas ficam mais concentradas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, pode chover forte com granizo nas cidades do sul que fazem divisa com Santa Catarina. Deve chover forte também na região central do estado, no sudoeste, nos Campos Gerais e na RMC.

Ipiranga
O Governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Ipiranga, na região dos Campos Gerais do estado, na terça-feira (13). A cidade foi atingida por um temporal de granizo entre quinta (8) e sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil do Paraná, mais da metade da população foi prejudicada.

A prefeitura pede doações de colchões, cobertores, roupas e alimentos. Os donativos podem ser entregues na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Ponta Grossa, na Rua Ataulfo Alves, 351, no Jardim América. Nas demais cidades que pertencem à AMCG (veja a lista no site), os donativos podem ser levados às sedes das prefeituras.

Com a força do vento, várias árvores caíram (Foto: Giovan Valiati/RPC)Com a força do vento, várias árvores caíram (Foto: Giovan Valiati/RPC)