Escoamento de vertedouro é de 1,1 milhão de litros de água por segundo nesta segunda (2) (Foto: RPC)
A vazão do volume excedente de água da Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, é de 1,1 milhão de litros por segundo nesta segunda-feira (2).
O escoamento equivale a metade do volume de água de uma catarata em dias normais.
A usina escoa desde a madrugada de domingo (1º) o excedente de água do reservatório, quando a vazão era de 2 milhões de litros de água por segundo. Conforme a assessoria de imprensa da Itaipu, a usina recebeu mais de 5.400 visitantes nos últimos dois dias. Moradores e turistas podem visitar o local neste feriado de Finados.
É a quarta vez neste ano que a Itaipu abre o vertedouro. Durante a cheia da bacia do Rio Paraná, em junho, os picos de vertimento ultrapassaram os 14 milhões de litros de água por segundo. No mês passado, o reservatório foi aberto outras duas vezes.
O nível de água da usina chegou a 220,3 metros acima do nível do mar, o que permite alcançar a produção máxima de energia e ainda liberar o excedente de água. Ainda no mês de outubro, os recordes de geração horária foram batidos três vezes, atendendo os setores elétricos brasileiro e paraguaio dentro do limite de consumo dos dois países.