As temperaturas baixas que atingem o Paraná nos últimos dias podem diminuir ainda mais durante a semana.
A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é de que os próximos dias tenham menos nuvens no céu, o que facilita o resfriamento do ambiente à noite. Isso significa manhãs mais geladas, com mínimas próximas dos 4ºC na Região Sul do Paraná. Em Curitiba, a mínima pode ser de 8ºC nesta terça-feira (27).
Apesar de o frio aumentar ainda mais no estado, o meteorologista do Simepar Fernando Mendes diz que dificilmente vai ocorrer a formação de geada. “Essa massa de ar frio que se desloca sobre o Paraná, a princípio, não tem força o suficiente para provocar geadas. As temperaturas, durante a semana, se elevam à tarde, mas isso depende da dinâmica de cada região”, explica. Na média, os termômetros devem ficar menos elevados no Leste, onde está Curitiba e o Litoral, e apontar marcas maiores no Oeste e Norte.
Nos últimos dias, segundo Mendes, uma massa de ar mais frio esteve em deslocamento sobre o Paraná. Aliado a esse fenômeno, áreas de instabilidade se formaram sobre o estado, o que deixou o fim de semana chuvoso e com frio. Houve, por exemplo, recordes locais de frio no ano nesta segunda pela manhã em Cascavel, com 6,8ºC; em Palmas, com 7,1ºC; em Umuarama, com 8ºC; e em Maringá, com 8,9ºC. Em Curitiba, a mínima foi de 11ºC.
Já para os próximos dias, a massa de ar frio perde intensidade. O que explica a possibilidade de diminuição nas temperaturas é a menor quantidade de nuvens. “Se nós tivermos um céu mais claro, principalmente em áreas de serra, pode ocorrer declínio na temperatura. Nessa época do ano esse tipo de situação é um quadro esperado”, comenta Mendes.