Evento foi realizado em 2013 no Centro de Eventos
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Ponta Grossa)O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou multa de R$ 1.450 mil ao prefeito de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, Marcelo Rangel (PPS), e à secretária municipal de Educação, Esméria Saveli, por terem contratado empresa de fornecimento de cadeiras sem licitação.
As cadeiras foram usadas em fevereiro de 2013 na Semana Pedagógica realizada no Centro de Eventos. O contrato foi de R$ 35.050 mil. Conforme os conselheiros, o município não estava em situação de emergência ou calamidade para justificar a ausência de licitação.
O TCE-PR divulgou a decisão nesta segunda-feira (16), mas o julgamento ocorreu dia 5 de novembro. Os multados ainda podem recorrer.
A representação foi feita pelo vereador Pietro Arnaud (PTB). O Ministério Público do Paraná (MP-PR) arquivou a representação, na época. O prefeito e a secretária alegaram, na fase de defesa, que o evento foi planejado na gestão anterior e que, entretanto, o antecessor não deixou orçamento previsto para a Semana Pedagógica.
A prefeitura considerou que a ação foi legal e que houve pesquisa de preços. Por isso, conforme a administração municipal, os multados irão recorrer. Já o ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), que organizou o evento, não quis comentar a acusação, mas ressaltou que o orçamento poderia ser alterado com decreto ou lei municipal.