Saúde confirma 1º caso de morcego com raiva do ano em Maringá

Noticias de Guarapuava

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou, nesta quarta-feira (1º), o primeiro caso de morcego com raiva encontrado na cidade em 2015. O animal infectado foi encontrado no fim de junho, na Vila Esperança, por um morador.

A Vigiliância Sanitária bloqueou a região em que o morcego foi recolhido. É preciso tomar cuidado com a presença dos quirópteros, aleta o gerente do Centro de Controle de Zoonoses maringaense, Guilherme Pupulin.

“É importante ressaltar que a simples presença dos morcegos não representa um risco a saúde das pessoas, o que ocorre apenas se houver um contato com o animal”, afirma.

Morcegos são animais silvestres protegidos por lei, ressalta o gerente, e, portanto, não podem ser eliminados ou presos sem a autorização de órgãos ambientais.

“Se a pessoa encontrar um morcego com alteração de hábito, que não seja pendurado ou voando durante o dia, o animal deve ser isolado, sem contato direto, e a Secretaria de Saúde avisada através da Ouvidoria pelo telefone 156”, orienta.

Caso algum morcego seja encontrado dentro de casa, a Secretaria de Saúde recomenda que os moradores procurem um posto de saúde com urgência. Existe o risco, em casos assim, de contato involuntário da pessoa com o animal durante a noite.

A raiva é uma doença fatal e, ao qualquer suspeita, deve ser tratada imediatamente. Mesmo sendo ocorrência localizada, o alerta vale para toda a cidade, pois as reclamações sobre a presença de morcegos são constantes, diz a prefeitura.