Projeto entrega lâmpadas econômicas para beneficiários de programa social

Noticias de Guarapuava

Lâmpadas brancas são mais econômicas que as incandescentes (Foto: Reprodução/TV Fronteira)Lâmpadas poderão ser levadas à Praça Nove
de Dezembro (Foto: Reprodução/TV Fronteira)

Famílias inscritas no programa federal Tarifa Social de Energia Elétrica poderão trocar lâmpadas velhas por equipamentos de LED, que são mais econômicos. O projeto será desenvolvido de terça-feira (21) a sexta (24) em Guarapuava, na região central do Paraná.

O ponto de troca ficará na Praça Nove de Dezembro, das 9h às 17h. O interessado deve levar as lâmpadas incandescentes e fluorescentes que têm em casa e substituí-las por equipamentos de LED.

Em seguida, os participantes poderão assistir a palestras educativas e receber um cupom para participar de um sorteio de geladeiras novas.

O sorteio será na sexta-feira. Os ganhadores deverão entregar a geladeira usada para receber a nova, que terá o selo Procel de Economia de Energia. O selo foi criado pelo governo federal em 1993 para certificar os equipamentos econômicos.

Segundo a secretaria, serão sorteadas 200 geladeiras. A coordenação do projeto vai agendar a data da substituição do eletrodoméstico com cada família ganhadora.

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica é voltado a famílias inscritas no Cadastro Único dos programas de transferência de renda do governo federal.

Para participar do projeto, em Guarapuava, as famílias devem apresentar, no ponto de trocas, o cartão do benefício, RG, CPF e o comprovante de pagamento da conta de luz.

Quem estiver com a conta atrasada, não pode participar. O público-alvo é formado por famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O desconto na conta de luz vai de 10% a 65%, conforme o consumo.

Em Guarapuava, o projeto é desenvolvido pela Energisa, que é a prestadora de energia elétrica no município.