Professores da Unespar decidem pelo encerramento da greve

Noticias de Guarapuava

Os professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) do campi de Campo Mourão, Paranavaí, Paranaguá e União da Vitória decidiram encerrar a greve da categoria na noite de quarta-feira (24).

De acordo o Sindicato dos Docentes da instituição, os professores de cada campus realizaram assembleias separadas e decidiram pelo encerramento do movimento. Os docentes pararam as atividades em fevereiro deste ano, mas em março a greve foi suspensa.

No entanto, como a categoria não entrou em um acordo com o governo, a greve foi retomada no fim de abril. Os dois períodos de paralisação duraram 80 dias. 

No total, são mais de 24 mil alunos que retornarão para os bancos escolares a partir de segunda-feira (29). A reposição das aulas e novo calendário acadêmico serão elaborados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com o diretor do campi de Paranavaí, no noroeste do Paraná, e representante do comando de greve Elias Brandão, as duas reivindicações da categoria não foram atendidas pela Assembleia Legislativa. Agora, o sindicato deve entrar na Justiça para exigir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados.

“A greve tinha duas principais reivindicações. Uma era a mudança no regime da ParanaPrevidência, que infelizmente os deputados aprovaram. Agora o sindicato deve entrar na Justiça contra essa alteração. A outra era a reposição salarial de 8,17%. Porém, os deputados aprovaram a proposta de 3,45%. Com isso, não tinha mais como brigar, e ficar em greve não compensaria”, explica Brandão.

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26) os servidores se dedicarão às atividades organizativas e administrativas de cada campi.