Alguns serviços terão expediente reduzido
(Foto: Reprodução/RPC)A Prefeitura de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, adota o meio expediente a partir desta quarta-feira (1º) nas repartições do Paço Municipal, na Avenida Visconde de Taunay, 950, no bairro da Ronda. Os serviços vão funcionar das 12h às 18h.
Segundo a prefeitura, a medida é para reduzir despesas.
Conforme a secretária municipal de Administração, Elizabeth Schimidt, o protocolo da Praça de Atendimento mantém o atendimento das 9h às 17h. Nas secretarias municipais, autarquias e fundações que funcionam foram do Paço Municipal, o horário das 9h às 17h também será mantido.
Ainda serão cortados 50% das horas-extras de servidores e 20% dos cargos comissionados. A meta da administração é economizar R$ 10 milhões até o início de 2016, com as medidas de contenção.
Atualmente, o gasto da folha é de cerca de R$ 22 milhões e atinge 52,6% do limite prudencial, que é o gasto permitido com os salários dos servidores efetivos e comissionados. A meta da prefeitura é reduzir a taxa para 51,3%.
Outras medidas de contenção de gastos ainda dependem da apreciação da Câmara Municipal. Entre elas está a extinção da Secretaria Municipal de Abastecimento. A pasta deve virar um departamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
Da mesma forma, a Secretaria de Gestão de Recursos Humanos poderá passar a integrar a Secretaria de Administração. Além disso, a prefeitura estuda a inclusão da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) na estrutura da Fundação Municipal de Cultura.
As mudanças administrativas serão adotadas a partir de janeiro de 2016 se forem aprovadas neste ano na Câmara.