A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), deflagrou a Operação Santa Clara, em União da Vitória e em Cruz Machado, no sul do Paraná, às 6h desta quinta-feira (11).
O objetivo é proteger as últimas matas nativas da região.
Segundo a PF, investigações mostraram que árvores eram arrancadas das matas nativas da região de União da Vitória e transformadas em carvão.
Em seguida, de acordo com a polícia, os suspeitos burlavam as fiscalizações com documentos falsos, que diziam que o produto tinha vindo Paraguai, e, assim, conseguiam transportar o item pelas rodovias.
A operação contou com a participação de quase 40 policiais federais, além de 20 agentes do Ibama, para o cumprimento de 15 mandados judiciais – 10, de condução coercitiva e 5, de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas duas cidades do Paraná e também em Joinville, em Santa Catarina.
Durante o cumprimento dos mandados judicias, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Entretanto, ele foi liberado logo após pagar fiança. Ao longo das investigações, foram apreendidos vários documentos falsos, além de caminhões e toneladas de carvão.