Paraná se consolida como líder nacional na exportação de frango

Noticias de Guarapuava

Enquanto as exportações de frango em nível nacional sofreram uma queda no primeiro semestre deste ano, o Paraná sai na frente e se torna o maior estado brasileiro exportador neste setor.

Os números mostram o que levou o Paraná a ultrapassar Santa Catarina, que era o maior concorrente até então. O Paraná tem mais de 18 mil avicultores e 42 indústrias entre abatedouros e incubatórios, que juntos totalizaram 563 mil toneladas de frango exportados entre janeiro e junho de 2012.

Resultado que segundo o presidente de uma cooperativa é reflexo da qualidade do produto oferecido pelo Paraná. "O estado tem uma boa qualidade na carne de frango, com boa logística para exportação. O Porto atende todos os mercados mundiais e as plantas frigoríficas do estado quando foram construídas, principalmente as últimas para abate de frango são voltadas para o mercado brasileiro e mundial", Dilvo Grolli, presidente de cooperativa.

Hoje 40% da produção da cooperativa é destinada para o mercado externo, e a expectativa é de chegar a 50% nos próximos anos. O aumento positivo na exportação de frango no Paraná não deve ser desacelerado nos meses seguintes, a expectativa é de que o mercado se consolide como líder no setor.

"O dólar é muito importante nas exportações, e está valorizado. E sendo valorizado favorece as exportações, então eu acho que esse mercado, ou seja, a tendência do mercado do Paraná é de crescimento", completa o presidente.