<div>'Pão no bafo' é tombado como patrimônio cultural de Palmeira</div>

Noticias de Guarapuava

Pão no bafo foi trazido por imigrantes russos-alemães a Palmeira (Foto: Gilberto Bastos/Divulgação)Pão no bafo foi trazido por imigrantes russos-alemães a Palmeira (Foto: Gilberto Bastos/Divulgação)

O “Pão no bafo”, que já era o prato típico de Palmeira, na região dos Campos Gerais do Paraná, foi tombado como patrimônio cultural imaterial do município.

A cerimônia de tombamento ocorreu na noite de quinta-feira (6) no Clube Palmeirense, durante o lançamento da Expo Palmeira de 2016, que ocorre entre 12 e 15 de maio.

Segundo a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, Vera Lucia de Oliveira Mayer, o “Pão no bafo” foi trazido pelos imigrantes russos-alemães, em Palmeira, em 1878.

A iguaria era consumida, inicialmente, nas colônias de imigrantes em Quero-Quero, Papagaios Novos, Santa Quitéria, Lago e Pugas. Depois se tornou popular em Palmeira. “Ainda hoje todos os restaurantes servem o prato, que é muito apreciado”, afirma Vera.

O tombamento foi feito pela prefeitura. Uma comissão especial foi criada na Secretaria Municipal de Cultura para formalizar o tombamento. A cidade não tem conselho municipal de patrimônio cultural, mas de acordo com Vera uma lei municipal permite o tombamento pela prefeitura.

Confira como preparar o prato típico da cidade.

Ingredientes

Para a massa:
1 kg de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher de fermento biológico
Meia xícara de banha de porco
1 copo de água morna
1 ovo (opcional)

Para o acompanhamento:
1 repolho médio cortado
500 gramas de bacon
500 gramas de costelinha defumada ou linguiça
Derivados de porco (opcional)
Temperos a gosto

Modo de fazer
Prepare a massa com todos os ingredientes. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Depois do crescimento, forme as bolinhas e espere novamente o crescimento. Enquanto isso, prepare o acompanhamento.

Coloque as carnes em uma panela grande, frite e deixe cozinhar. Reserve as carnes na panela com um pouco de água. Em seguida, coloque o repolho e cubra com as bolinhas de pão.

Tampe a panela, protegendo a tampa com um pano. Cozinhe entre 40 e 50 minutos em fogo baixo. Sirva com repolho cru cortado grosseiramente. A receita rende de 10 a 12 porções.

Confira a receita do prato tombado como patrimônio de Palmeira (Foto: Gilberto Bastos/Divulgação)Confira a receita do prato tombado como patrimônio de Palmeira (Foto: Gilberto Bastos/Divulgação)