Leitora registra pneus abandonados ao lado de Centro de Educação Infantil em Curitiba
(Foto: Jaqueline Cardoso Gonçalves/ VC no G1)O metalúrgico José Geraldo Gonçalves, de 32 anos, reclama de pneus abandonados ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Aparecida Buscardin Hartmann, no bairro Cachoeira, em Curitiba.
“Todo mundo faz vista grossa, todo mundo sabe que está errado e ninguém faz nada. Eu mesmo não tenho como tirar”, desabafou.
Pai de uma menina que estuda no local, José Gonçalves fala em descaso da Prefeitura de Curitiba no combate à dengue. As fotos, que foram encaminhadas para o VC no G1, são de sábado (5).
Segundo ele, há mais de um mês os pneus estão no local. O leitor afirma que a esposa entrou em contato com a administração municipal e também com o CMEI pedindo a remoção dos pneus.
“Está juntando água, mas não tem providência alguma. A prefeitura diz que só pode tirar um por vez enquanto isso está acumulando água, e com o calor o risco de dengue é grande”, avalia José Gonçalves.
O pai diz ainda que dentro da escola também tem alguns pneus. “A gente vê tanta propaganda, tanta campanha sobre isso e ali a gente não sabe o que fazer. Não tem solução. A gente tentou ligar para uma empresa que a prefeitura indicou, mas tem que levar os pneus lá. Como eu vou levar?”, questionou o pai.
Nota da redação:a Prefeitura de Curitiba informou que houve uma situação de descarte irregular de pneus e restos de madeira na área de passeio do CMEI Maria Aparecida Hartmann. Informou também que o serviço de limpeza pública retirou os restos de madeira e vem recolhendo os pneus gradativamente. O trabalho deve ser finalizado na terça-feira (9).
Com relação aos pneus dentro do CMEI, a administração municipal afirmou que o material está sendo reaproveitado na horta e para fazer uma grade de proteção em torno do parquinho. Tudo é realizado, conforme a prefeitura, com o cuidado para que os pneus não se transformem em criadouro do mosquito da dengue.
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o avanço da doença em todo país foi maior no início deste ano. O país registrou 745,9 mil casos de dengue entre 1º de janeiro e 18 de abril deste ano.
No Paraná, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, entre agosto de 2014 e maio deste ano, foram 19.122 casos confirmados, e 14 mortos em virtude da doença.

(Foto: Jaqueline Cardoso Gonçalves/ VC no G1)