Doze bairros de Guarapuava, na região central do Paraná, devem ficar sem água a partir das 23h30 desta segunda-feira (24), até as 8h de terça-feira (25), de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A parada programada ocorre devido a obras no sistema de interligação e também a instalação de equipamentos na rede de distribuição de água no município. Segundo a companhia, cerca 10.700 residências podem ser afetadas pela falta de água.
Os bairros Santana, Trianon, Santa Cruz, Núcleo São João, Mirante do Jordão, Vila Jordão, Lagoa das Lágrimas (sem atingir o Hospital São Vicente), Jardim Araucária, Morro Alto, Rocha Loures, Adão Kaminski e Cupertinópolis são as regiões que devem ficar sem abastecimento.
A previsão da Sanepar é de que a distribuição de água seja normalizada em até 24 horas após a conclusão dos serviços.
A companhia informa que os moradores que não têm caixa d’água podem ficar desabastecidos temporariamente. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
Além disso, a Sanepar pede a colaboração dos moradores e orienta para que a população utilize a água com racionalidade. O Serviço de Atendimento ao consumidor é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. É preciso estar com a conta de água ou o com número de matrícula em mãos.