Ideia é desenvolver programa
de castração (Foto: Divulgação)Uma pesquisa demonstrou que os moradores de São Mateus do Sul, na região sul do Paraná, têm 6.542 cães e 1.697 gatos. Uma minoria é castrada. A partir do levantamento, a prefeitura pretende desenvolver políticas públicas de controle da população animal.
A estimativa foi a menor que a esperada, segundo a prefeitura. O município tem 41.257 habitantes, portanto, conforme a proporção apresentada no estudo, há uma média de um cão a cada quatro pessoas e de um gato para 15 moradores.
O estudo completo foi divulgado na segunda-feira (23). A pesquisa foi feita por amostragem em 411 casas da área urbana em agosto de 2015. A sondagem foi realizada pelo curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a pedido da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“O primeiro passo foi quantificar a população animal. Temos alguns projetos, como a construção de um centro cirúrgico para castrar os animais, um projeto mirim para estimular a posse responsável e divulgar os direitos dos animais e, além disso, completar a pesquisa na área rural do município”, afirmou, nesta terça-feira (24), a médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rachel Azambuja Langaro.
O levantamento identificou que 14% dos cães e 8% dos gatos são castrados. Apesar disso, 80% dos proprietários dos animais acham que os bichos devem ser esterilizados. Atualmente, não há programa municipal de castração.
Conforme Rachel, a pesquisa não identificou o número de animais que vivem nas ruas. “Mas, boa parte destes cães e gatos sai para as ruas porque existe uma cultura de deixar o animal sair para depois voltar”, afirma.
A intenção, segundo Rachel, também é a de diminuir os números de acidentes com animais nas ruas e o risco de zoonoses.