Moradores de Guarapuava arrecadam água para vítimas de tragédia em MG

Noticias de Guarapuava

7/11 - Distrito de Paracatu foi tomado por lama. Marca em Igreja mostra que ela quase foi totalmente coberta (Foto: Raquel Freitas/G1)Distrito de Paracatu foi tomado por lama (Foto: Raquel Freitas/G1)

Moradores de Guarapuava, na região central do Paraná, realizam campanhas para arrecadar galões, garrafas e copos de água para vítimas da tragédia que atingiu Mariana e dezenas de cidades mineiras no começo do mês.

A campanha de arrecadação do Divas do Asfalto, um grupo de corredoras amadoras, começa na quarta-feira (18) e segue até segunda-feira (23).

No dia seguinte, terça-feira (24), um caminhão de uma transportadora deve sair de Guarapuava para levar, de graça, toda a água arrecadada.

“A princípio, estamos arrecadando apenas água. A prefeitura nos informou que há bastante alimento e material de limpeza por lá e que, neste momento, falta água para lavar roupa, cozinhar e beber”, diz Marcia Masnik, uma das integrantes do Divas do Asfalto. 

Para a campanha do Divas do Asfalto, os galões, as garrafas e os copos de água devem ser levados na Rua Marechal Floriano Peixoto, 1.471, entre 9h e 18h30.

A Igreja Quadrangular em Guarapuava também está recebendo água para enviar às cidades mineiras. A água pode ser entregue na própria igreja, na rua Professor Becker, 1733, perto da Lagoa das Lágrimas, entre 14h e 17h30.

Tragédia em MG
No dia 5 de novembro, as barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água.

O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou também outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa.

Os rejeitos também atingiram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.