Mesmo com uma área 5% menor em relação à safra passada, com 18 mil hectares, o Paraná conserva o título de maior produtor de feijão do Brasil. Pesquisadora da cultura, a Embrapa lançou um livro de receitas que mostra como fazer um doce com o grão: o pé de moleque de feijão.
A tecnologia é uma das responsáveis pela alta produtividade.
Agricultores têm investido em sementes melhoradas em laboratórios para melhorar os resultados. São grãos que levam até dez anos para serem criados.
Na Embrapa a variedade mais recente é a chamada BRS Esteio. Segundo os pesquisadores, tem capacidade de produzir até 4.700 quilos por hectare. Outra característica do feijão melhorado é a qualidade culinária.

Ingredientes:
- 3 copos de feijão cozido
- 1 copo de caldo de feijão
- 3 copos de açúcar
- 3 colheres de essência de açúcar
- 2 copos de amendoim
Modo de fazer:
Primeiro, bata o feijão com o caldo no liquidificador até formar um creme. Em fogo alto, acrescente o açúcar e a essência de baunilha ao caldo batido e mexa por aproximadamente 15 minutos. Quando o doce estiver com uma textura mais grossa, desligue o fogo e coloque o amendoim. Mexa. Depois, despeje tudo em uma tábua. Depois de fio, corte os pedaços do pé de moleque de feijão e saborear.