Justiça bloqueia bens de todos os vereadores de cidade do Paraná

Noticias de Guarapuava

A Justiça determinou que os bens de todos os nove vereadores de Jataizinho, no norte do Paraná, sejam bloqueados, enquanto se apura uma denúncia de pagamentos irregulares aos parlamentares. De acordo com o Ministério Público (MP), eles recebiam os salários normalmente, mesmo quando faltavam às sessões da Câmara Municipal.

As investigações mostraram que a prática foi repetida várias vezes, embora o presidente da Casa tenha sido avisado pela promotoria.

Em uma das sessões investigadas, em 10 de junho de 2013, nenhum vereador compareceu ao trabalho. No entanto, ninguém teve o dia de atividade descontado do salário.

Para o MP, o recebimento dos salários configura improbidade administrativa. Segundo a promotoria, os parlamentares também foram notificados individualmente, para que devolvessem de maneira espontânea os valores recebidos. Como nenhum deles aceitou a medida, terminaram processados.

O G1 entrou em contato com o presidente da Câmara de Jataizinho, vereador Adilson Gonçalves da Silva (PDT). Ele informou que os vereadores já entraram com recurso, no entanto, não deu mais detalhes sobre a situação.

Cassações
Somente em 2015, quatro vereadores de Jataizinho perderam os mandatos. Os parlamentares foram invesigados por suspeita de fraude em uma licitação da Câmara. A empresa deveria entregar programas de computador para as áreas contábil e de recursos humanos.

Eles também são suspeitos de envolvimento em irregularidades para a eleição da Mesa Executiva e ofensa a outros vereadores e ao prefeito. Os mandatos foram cassados pelos próprios colegas, em agosto deste ano.