Uma campanha popular tentará arrecadar fundos para esculpir uma nova estátua de Nossa Senhora de Caravaggio emFarroupilha, na Região da Serra do Rio Grande do Sul.
A obra deve substituir a polêmica representação da santa exposta no santuário às margens da RSC-453, na rótula de acesso à Estrada dos Romeiros.
A atual escultura nunca agradou a comunidade já que, segundo o reitor do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, não representa a fé dos devotos. "A estátua não corresponde à delicadeza, ao feminino, à ternura que a imagem da santa expressa para os nossos devotos. Nunca caiu no gosto das pessoas. Quem tem uma sensibilidade religiosa não desrespeita, nem diz que é feia ou bonita, mas a atual sempre causou polêmica. A gente quer colocar um fim nisso", disse .
A criação da nova representação de Nossa Senhora de Caravaggio está sob responsabilidade do escultor Gilmar Pocai, que já trabalhou na confecção de outros símbolos religiosos no estado, como o monumento da padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa, localizado no Largo João Batista Grossi, próximo à BR-116. "Como artista, me senti desafiado a corrigir essa situação", afirmou Gilmar Pocai.
O padre e o artista têm dois objetivos: agradar os fiéis e investir em um símbolo permanente. Por isso as opiniões dos devotos da Santa serão colhidas para esculpir a imagem. "A estátua será confeccionada em um espaço aberto. O público vai poder acompanhar de perto o processo todo", descreve o artista. "Vamos fazer algo que realmente expresse a devoção que temos à Santa", acrescenta o padre.
No dia 17 de março, será lançada uma campanha com o objetivo de angariar fundos para financiar a criação da estátua, com a exibição de um esboço do monumento. "Baseado nesse protótipo, que tem traços delicados, vamos modelar nova uma imagem, com 6 metros de altura”, detalha o escultor.
O monumento, orçado em cerca de R$ 80 mil, deve começar a ser construído em abril e a previsão de entrega é no dia 8 de dezembro deste ano. A arrecadação poderá ser feita diretamente no santuário de Caravaggio ou via depósito no banco Sicredi, agência 0167 e conta 10920-8. "A conta bancária foi aberta unicamente para esse fim e quando for adequado vamos prestar as contas à comunidade", garante o padre."Vamos buscar junto aos fiéis e empresas recursos para a construção da nova escultura. Enquanto ela não estiver à altura do nosso gosto, ela permanecerá aqui", sintetiza o padre. A Prefeitura de Farroupilha apoia o projeto, mas se isenta de qualquer recurso.