Eleitores reclamam da espera para fazer cadastro biométrico em Cascavel

Noticias de Guarapuava

O Fórum Eleitoral de Cascavel, no oeste do Paraná, começou a fazer o cadastro biométrico dos eleitores no dia 26 de maio. A procura e a espera pelo atendimento tem sido grande porque faltam kits de cadastro.

Ao todo, 220 mil eleitores precisam fazer o cadastro biométrico e o prazo termina no dia 30 de setembro. Durante esses quatro meses, 60 equipes estavam programadas para atender o público, mas por enquanto apenas 15 equipes estão trabalhando.

A chefe de cartório, Rubiane Kreuz diz que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não enviou todos os kits de cadastro – com uma máquina que registra a impressão digital e a câmera fotográfica – e por isso nem todos estão atendendo. “A nossa informação inicial é de que seriam 15 dias. Então estamos aguardando esse cronograma do TRE-PR para começarmos o cadastro com os nossos 60 guichês em funcionamento”, explicou Rubiane.

O engenheiro civil Carlos Edelbrando Martini ficou mais de uma hora esperando pelo atendimento. “Acho que vai mais umas duas horas, mas a gente tem que fazer. Então vai ter que perder um tempo”, comenta.

O aposentado Alcides Dias, que tem direito a senha preferencial, também esperou por horas. “Chama a senha normal. A minha é a mais demorada para chamar”, reclama.

O TRE-PR disponibilizou no site o agendamento para o cadastro biométrico. Mas ao fazer o agendamento não há datas disponíveis e a saída é enfrentar as filas.

A assessoria do TRE-PR informou que o prazo para fazer a entrega dos kits em todas as cidades que vão fazer o cadastro biométrico é até o dia 10 deste mês.