Cidades ficam sem água por causa das chuvas em várias regiões do PR

Noticias de Guarapuava

As fortes chuvas que atingem o Paraná desde sábado (7) deixaram vários municípios do estado sem água no Estado do Paraná

Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a situação mais crítica envolve os municípios de Boa Vista da Aparecida, Campo Bonito, Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Diamante do Sul, Três Barras do Paraná e no distrito de Ibiracema, em Catanduvas, no oeste. Com o grande volume de água chegando às subestações, os processos de captação, tratamento e distribuição tiveram de ser paralisados.

Em Campo Bonito e Diamante do Sul, os sistemas estão sem energia e os equipamentos de bombeamento dos poços submersos, a exemplo de Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida e em Três Barras do Paraná. Em Cascavel, a distribuição de água foi suspensa para 70% dos moradores da área urbana abastecidos pelo Rio Cascavel, que transbordou e inundou parte da subestação. No distrito de Ibiracema, o abastecimento está sendo feito com a ajuda de caminhões-pipas.

Também tiveram problemas no abastecimento as cidades de Maringá, Cianorte, Umuarama, Irati, Campo Largo, Lapa, Mallet, Ivaiporã, Cruz Machado, Rio Azul, Campo do Tenente, Iporã, Assis Chateaubriand, Diamante do Oeste, Palmeira, Fernandes Pinheiro, São João, Mangueirinha e Boa Vista do Paraíso.

A Sanepar informou em nota que apesar de equipes estarem monitorando a situação na região, não há previsão de normalização do abastecimento em nenhuma das cidades. “Os sistemas só poderão voltar a operar quando a água baixar e os equipamentos estiverem secos e recuperados”, explicou.