Candidatos fizeram provas de línguas e redação
nesta segunda (Foto: UEM/Divulgação)Os candidatos ao Vestibular de Inverno 2015 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no norte do Paraná, enfrentam o segundo dia de provas nesta segunda-feira (21). Serão aplicadas provas de Línguas, Literatura e Redação.
O vestibular começou no domingo (20) e vai até terça-feira (22), quando serão aplicadas provas de conhecimentos específicos. As provas serão aplicadas em nove cidades do estado, sempre das 8h50 às 13h.
De acordo com a instituição, mais de 19 mil pessoas se inscreveram para participar do concurso, que oferece 1.488 vagas para 69 cursos presenciais. Ao todo, 3.853 candidatos faltaram no primeiro dia de provas, de acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), o que corresponde a 20,5% do total de candidatos inscritos. No ano passado, o índice foi de 11,9% no primeiro dia.
Os candidatos devem chegar ao local de provas com uma hora de antecedência, no mínimo. Os portões serão fechados às 8h50, após um sinal sonoro.
Para as salas, devem ser levadas apenas canetas com tinta azul ou preta, com escrita grossa e com tubo transparente.
É proibido o uso de lapiseira, dicionário, calculadora eletrônica, telefone celular, smartphone, notebook, tablet, máquina fotográfica, filmadora, receptor, gravador, ipod, agenda eletrônica, aparelho para deficiência auditiva, aparelhos de MP3 ou similares, relógio, óculos de sol, boné, gorro, turbante ou similares.
O resultado será divulgado no dia 26 de outubro, às 10h. Os candidatos poderão consultar o desempenho nas provas de 26 de outubro a 26 de novembro. Para os aprovados, o período de matrícula vai de 21 a 23 de março de 2016.
Concorrência
De acordo com a instituição, mais de 19 mil pessoas se inscreveram para participar do concurso, que oferece 1.488 vagas para 69 cursos presenciais.
Medicina é o curso mais concorrido, com índice de 347,3 por vaga. Entre os cotistas, o recorde é de 188,7 candidato/vaga, também para medicina.
O segundo curso mais disputado é o de arquitetura e urbanismo, com 63,5 inscritos por vaga, seguido por odontologia, com 55,7 candidatos por vaga. A lista com a concorrência completa está no site da universidade.