Nº de denúncias contra tráfico de drogas triplica em dez anos no PR

Ultimas do dia

Um levantamento divulgado pelo Governo do Paraná apontou que o número de denúncias contra tráfico de drogas triplicou nos últimos dez anos através do disque denúncia. De acordo com o estudo, em 2003, quando começou o programa, foram feitas 10.257 denúncias. Já em 2014, entre janeiro e novembro, tinham sido registradas 30.155 relatos sobre esse tipo de crime. No total, foram mais 330 mil denúncias desde 2003.

 

"As pessoas vêm se conscientizando mais com relação a importância da denúncia para o 181 no combate ao narcotráfico. Quando nós recebemos uma ligação, encaminhamos no mesmo momento aos setores policiais para que uma solução eficaz seja feita sobre o crime denunciado", explica o capitão da Polícia Militar (PM) Edivan Fragoso. "Atualmente, grande parte dos trabalhos de investigação por parte da Polícia Civil e de planejamento de policiamento por parte da Polícia Militar (PM) resultam de denúncias que são feitas pelo cidadão para o 181", completou o capitão.

Atualmente, além do telefone, os casos também podem ser denunciados pela internet. A nova ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), deve facilitar o procedimento para quem pretende ajudar, de forma anônima, colaborar com as polícias do estado.

Para fazer uma denúncia on-line é necessário acessar o site do 181 Narcodenúncia e clicar no ícone "Faça sua denúncia".  É fundamental informar nome ou o apelido de quem está cometendo o crime, o município, nome da rua e o bairro, e demais informações, como características das pessoas, placa de veículos, números de telefone e todas as informações que possam auxiliar as autoridades na atuação eficaz para solucionar o caso.