TCE-PR aplica multa a ex-prefeito de Ponta Grossa após reprovar contas

Ponta Grossa

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou quatro multas no valor total de R$ 5,8 mil ao ex-prefeito de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, Pedro Wosgrau Filho (PSDB), por considerar irregular a prestação de contas de 2007.

Segundo o TCE-PR, o ex-prefeito não pagou os precatórios, que são dívidas reconhecidas na Justiça, notificados até julho de 2006. Conforme os conselheiros, a falta de pagamento contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe o controle de gastos públicos.

O TCE-PR ainda registrou a movimentação de recursos em banco privado, falta de repasse da contribuição patronal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ausência de extratos bancários, entre outros itens. 

O parecer prévio do TCE-PR será encaminhado à apreciação da Câmara Municipal de Ponta Grossa após ser julgado. O ex-prefeito ainda pode recorrer.

O ex-prefeito informou que não foi notificado da decisão do TCE-PR, mas acredita tratar-se de erros técnicos. “São erros técnicos que passam na hora da prestação”, disse. Ele foi prefeito em três mandatos. A reprovação é referente à gestão de 2005 a 2008.