Smartphone lê código de barras e compara preços de supermercados

Tecnologia

A cena é comum: você vai ao supermercado, escolhe um produto, mas fica na dúvida se o preço está bom. Uma boa opção para comparar os valores em diferentes lojas é o aplicativo gratuito BoaLista, disponível para iPhone e smartphones com sistema Android.

Nome BoaLista
Categoria Utilitário
Preço Gratuito
Sistema operacional iOS 4.0 ou superior; Android 1.6 ou superior
Pontos positivos Captura rapidamente as informações do produto; fácil de usar
Pontos negativos Não exibe todas a lojas da região; vários produtos não estão cadastrados

Com ele, não é preciso digitar nome de produtos para fazer a busca. O software permite usar a câmera do celular como um scanner de código de barras. É só encontrar essa informação na embalagem e posicioná-la sob uma linha amarela que surge na tela. Ele coleta as informações e exibe, em segundos, comparações de preços de vários estabelecimentos – mas é preciso que o celular tenha conexão à internet.

Para que os resultados sejam úteis (afinal, de que vale saber que aquela bolacha está mais barata em um supermercado que fica a 300 quilômetros de sua casa?), o aplicativo até se propõe a restringir a busca por lojas de determinada região, usando para isso a localização do aparelho. Porém, em nossos testes, mesmo com essa opção selecionada, ele mostrou supermercados até em outras cidades.

Outro problema é que sua base dados não tem informações de todos os estabelecimentos. Com isso, muitas vezes a loja mais próxima de sua casa fica fora da comparação. Ao pesquisar uma marca muito conhecida de sal, o software mostrou informações de um grande supermercado, que ficava a 25 km de distância. No entanto, não citou uma unidade da rede localizada a apenas 8 km do endereço de referência.

Um recurso interessante é a possibilidade de criar listas de compras diretamente no aparelho. Vai usar o último saco de açúcar? Então é só apontar o celular para o código de barras que ele coloca o produto na sua lista, com nome e até foto. Basta tocar na tela para escolher a quantidade. Depois de anotar tudo o que precisa ser comprado você pode manter essa lista no celular ou enviar por e-mail.

E também é possível ter uma ideia de quanto isso tudo vai custar, na aba Pesquisa de preços. O aplicativo verifica os valores cobrados nas lojas teoricamente mais próximas, soma e exibe o resultado.

Nem sempre os supermercados têm todos os produtos listados. Além disso, a exatidão do dado depende de quem o coleta (os próprios usuários podem fazê-lo) e da frequência com que é atualizado. Em nossos testes, foram exibidos desde valores pesquisados algumas horas atrás a dados com mais de dois meses.