A primeira etapa das obras de duplicação da BR-277, no trecho que passa entre o perímetro urbano de Guarapuava e o Rio das Mortes, também em Guarapuava, na região central do Paraná, começaram nesta quinta-feira (12).
A duplicação começa no trecho que passa em frente à entrada do Parte das Araucárias, no perímetro urbano da cidade, e segue até 200 metros após passar pela ponte sobre o Rio das Mortes, sentido Curitiba. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o investimento inicial previsto é de R$ 1,5 milhão, recurso fornecido pela própria concessionária.
Tráfego
De acordo com Mattos, inicialmente o tráfego não será bloqueado durante o período de obras, mas que os motoristas precisam redobrar a atenção e diminuir a velocidade ao passar pelo trecho, além de prestar atenção na sinalização.
O trecho que passa entre a área urbana de Guarapuava e o Trevo do Relógio têm grande fluxo de veículos, com curvas e registros frequentes de graves acidentes. Nos últimos cinco dias foram registrados dois acidentes graves na região. Na quinta-feira (11), um caminhão tombou e bloqueou a estrada por três horas. Em outro acidente envolvendo cinco carros, três pessoas ficaram gravemente feridas, na segunda-feira (9).
Outras obras
Segundo o engenheiro coordenador, Jean Carlo Mattos, além da duplicação do trecho, está prevista a construção de uma passagem de desnível no distrito do Guará, a aproximadamente 26 quilômetros de Guarapuava. Isso significa que a rodovia que dá acesso ao distrito irá passar por baixo da BR-277.Também está prevista a duplicação do trecho de cerca de 40 quilômetros, que vai do Rio das Mortes até o munícipio de Prudentópolis, passando pela Serra da Esperança, na região central do estado. De acordo com o contrato assinado com o Governo do Paraná, a concessionária tem até 2020 para entregar a obra pronta.
Segundo o DER-PR, o contrato da duplicação previa que as obras começassem apenas entre 2019 e 2020. Mas o governo do estado, após negociação com a concessionária, obteve a antecipação do começo das obras.
A colocação de passarelas, mais dez quilômetros de terceira faixa na BR-277, construção de vias marginais em Palmeira, Irati e Prudentópolis também são algumas das previsões para serem concluídas até 2020. O investimento total seria de mais de R$ 9 milhões.