Cresceu em 2013 o número de presos do sistema penitenciário do Paraná que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, 1.839 internos se inscreveram para a etapa especial para pessoas privadas de liberdade (PPL), que serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro. O número é 55,7% maior do que o registrado em 2012, quando 1.181 presos se inscreveram. Para a secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, o crescimento é fruto dos trabalhos do setor de pedagogia dos estabelecimentos penais. São 10,2 mil presos que realizam atividades educacionais que vão desde a educação básica até o ensino superior, e envolve ainda projetos de redução de pena através da leitura.
Presos de todas as 31 unidades prisionais da Secretaria de Justiça registraram inscrições. As penitenciárias de Londrina II (PEL II) e a de Cascavel foram as que mais apresentaram inscritos, com 154 cada.
Através do Enem, os detentos podem conseguir bolsas e ingressar no ensino superior, por exemplo, além de terem a oportunidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio e concluir o ensino básico.