Um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Guarapuava, na região central do Paraná, mostrou que o número de pessoas atropeladas entre janeiro e março deste ano dobrou em relação ao mesmo período de 2011.
Foram registrados 29 acidentes deste tipo, contra 14 no ano passado. No total, 250 pessoas morreram e 3.172 ficaram feridas após serem atropeladas em todo o estado entre os meses de janeiro e setembro de 2011. Crianças e idosos estão entre as principais vítimas. Ainda segundo o estudo, entre as principais causas está o desrespeito às regras de trânsito, como por exemplo, o excesso de velocidade e travessia fora das passarelas por parte dos pedestres.
"É aquela situação onde o menino de sete anos que está jogando bola, entra na via e é atropelado. Os idosos também precisam ter uma atenção especial, até porque, pela diminuição do seu reflexo por vezes não conseguem visualizar esse veículo", afirma o aspirante Joel do Corpo de Bombeiros.
A advogada Ana Paula Oliveira diz que sinalizações de trânsito em geral são desconhecidas. "Embora seja o princípio para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), eu acho que as pessoas esquecem das sinalizações direto".
G1/PR