Professores estaduais decidem suspender greve no Paraná

Guarapuava

Os professores estaduais do Paraná decidiram em assembleia na manhã desta segunda-feira (31) suspender a greve da categoria iniciada no dia 17 de outubro. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), a reunião em Curitiba contou com a participação de mais de 3 mil educadores.

 

Em nota, o APP-Sindicato informou ainda que deverão ser definidas quando as aulas serão retomadas e outras formas de mobilização da categoria para os próximos dias já que “os educadores entendem que as negociações com o governo precisam avançar efetivamente”.

Com a paralisação e as ocupações das escolas estaduais por alunos contrários, entre outros, à proposta do governo federal de reforma do ensino médio, aproximadamente um milhão de estudantes ficaram sem aulas no estado.

No início da greve o presidente da APP, Hermes Leão, disse que "um dos principais motivos que levou à paralisação da categoria foi o fato de o governador Beto Richa (PSDB) ter voltado atrás no compromisso de pagamento da data-base da categoria para janeiro de 2017". Em outra assembleia realizada no dia 22, os professores decidiram manter a greve.

A emenda que altera o pagamento dos servidores foi apresentada por Richa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 3 de outubro e começou a ser analisada pela comissão de orçamento. No dia 11 de outubro o governo encaminhou para a Alep um oficio parando a tramitação da emenda.