Moradores protestam por segurança em avenida de Ponta Grossa

Diversas

Os moradores da  Avenida Antônio Saad, que liga o contorno leste à PR-151, emPonta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, bloquearam o trânsito no local para pedir mais segurança no trecho, na tarde desta sexta-feira (13).

Os manifestantes levaram cartazes e reclamaram do excesso de velocidade dos motoristas que passam pelo local.

O protesto durou cerca de meia hora e uma fila se formou rapidamente nos dois sentidos, por causa da pista bloqueada. Assim que a manifestação terminou, o tráfego foi liberado e o trânsito normalizado.

A Avenida Antônio Saad vai da rotatória da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) até o trevo da Rua João Batista França e Silva, no bairro Boa Vista. Os moradores protestam, pois há escolas, lojas e residências em um trecho da avenida com curvas, pista estreita e sem acostamento. "Se o carro quebrar, vai ter que dar um jeito de tirar para fora do asfalto, para não ter tumulto né“, diz o morador do bairro, Antônio Slota.

Além disso, a avenida tem apenas um radar e nenhuma lombada. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMTT) diz que vai instalar mais cinco radares até fevereiro de 2014. "Também haverá a colocação das lombadas, principalmente próximo à escola e ao condimínio”, informa o diretor de tráfego da AMTT, Samuel Turek.Segundo um levantamento do Corpo de Bombeiros, de janeiro a dezembro de 2013 foram registrados 20 acidentes na região. Entre 2012 e 2010, ocorreram 58 acidentes na Antônio Saad. De acordo com os moradores, o movimento aumentou na região depois que o Contorno Leste ficou pronto e que a situação fica mais complicada nos horários de entrada e saúde dos alunos nas escolas da região, já que os pais não têm onde parar o carro.