Com quebra de compromisso do Governo, Unicentro pode voltar à greve

Noticias Recentes

A Unicentro pode voltar a ter greve a partir da semana que vem após a nova proposta do Governo do Estado sobre a previdência ser apresentada. Na semana passada, o governador Beto Richa divulgou o anteprojeto que propõe transferir servidores do Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário, o que pode atingir mais de 33 mil funcionários públicos e um déficit de R$ 143 milhões mensalmente. A questão causou uma reviravolta nos sindicatos que representam a categoria em todo o Estado. Como o estado de greve foi mantido nas instituições, a paralisação dos docentes pode voltar a qualquer momento.

Segundo os docentes, o Governo do Estado descumpriu a cláusula do compromisso assumido com os comandos de greve de não alterar os fundos previdenciários. “Agora novamente apresentado um projeto de mudança na Paranaprevidência, o Governo havia se comprometido a fazer um amplo debate, entretanto isso não aconteceu e a proposta é apresentada de uma forma unilateral, isso cria uma situação de descontentamento e descumprimento do acordo”, afirmou o professor da Adunicentro, Denny Willian.

As seções Sindicais da Adunicentro, Adunioeste, Sesduem, Sinduepg e Sindunespar analisaram o anteprojeto e o cenário político no qual será apresentado na Assembleia Legislativa. A proposta prevê a transferência servidores do Fundo Financeiro para o Fundo Previdenciário que tenham ingressado após 31 de dezembro de 2003 e também aqueles que contarem com idade igual ou superior a 73 anos.