Jogador foi ao vestiário antes de se apresentar para o exame. Julgamento acontece na próxima segunda-feira, 26 de agosto...
no vestário antes(Foto:Giuliano Gomes/Ag. Estado)
O meia Paulo Baier foi denunciado pela procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não ter obedecido o protocolo do exame antidoping. Na partida contra o Criciúma, no último domingo, o jogador passou antes no vestiário ao invés de se dirigir diretamente à coleta do exame.
Segundo o advogado do Atlético-PR, Domingo Moro, o jogador foi enquadrado em três denúncias: como se o exame tivesse sido acusado como positivo, por atitude antidesportiva, além de falta de ética.
A pena pode ser de uma advertência até dois anos de suspensão para o jogador. O Atlético-PR também responde por desobedecer as regras impostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
Moro disse que ainda vai conversar com o clube para saber o que aconteceu, sabendo que é uma denúncia preocupante. Conforme ele, as primeiras informações foram de que Baier passou no vestiário antes de ir para a coleta, para comemorar com os jogadores a vitória de virada sobre a equipe catarinense.
- O Paulo Baier foi denunciado na hipótese de ter dado positivo, pois a negativa gera uma pressunção da positividade. Essa é a mais grave, mas ele acumula outras, como atitude antidesportiva. Vou ter que ver com o clube o que aconteceu realmente e conversar com ele. O Baier vai ter que se explicar no próprio julgamento - contou.
Caso é semelhante ao ocorrido com Juninho Pernambucano
A situação de Baier é bem parecida com a ocorrida Juninho Pernambucano, do Vasco, quando o jogador também foi ao vestiário antes de fazer a coleta do exame antidoping, em 2012, após um jogo com a Ponte Preta. O jogador foi denunciado por conduta imprópria e recebeu uma advertência. O Vasco pagou uma multa de R$ 3 mil.
Autor: João M. Nunes de Camargo