Raphael Rezende lembra que zagueiro não tem rendido o esperado desde o Carioca. Bob Faria vê questão de tempo para ele recuperar a forma...
O Cruzeiro não tomou conhecimento do Vitória. No Mineirão, a equipe comandada por Marcelo Oliveira goleou o Rubro-Negro baiano por 5 a 1 neste sábado, chegou aos 28 pontos e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas apesar do placar elástico, a atuação da defesa celeste, em especial do zagueiro Dedé, ficou aquém do esperado para o comentarista Raphael Rezende. De acordo com o jornalista, o defensor ainda não se encontrou na temporada.
- O Dedé, antes mesmo da transferência para o Cruzeiro, tem dado alguns apagões durante o ano em alguns momentos. No Carioca chegou a cometer pênalti desse tipo (como contra o Vitória), já quando negociava sua transferência. Então tinha uma desculpa. Mas agora ele é titular absoluto, foi contratado com pompa, com status de ídolo e ainda tem rateado em certos momentos. Não está naquele nível espetacular de quando chegou à Seleção – afirmou o analista.
O gol do Vitória surgiu em um pênalti cometido por Dedé, que ao disputar a bola com Dinei, deslocou e caiu sobre o atacante dentro da área. Mas apesar de deslizes de seu sistema defensivo, o Cruzeiro tem boa média no torneio. Em 15 partidas, sofreu 14 gols e está atrás apenas de Corinthians (seis) e Santos (12) no quesito de melhor defesa.
O comentarista Bob Faria reconhece que Dedé não vive seu melhor momento e vê o outro zagueiro titular celeste em melhor fase. Mas Bob acredita que é questão de tempo para que o 'mito' recupere a sua melhor forma.
- Embora ele tenha crédito com a torcida, a torcida acredita muito no futebol do Dedé. A gente já o viu jogar em altíssimo nível. E ele ainda não chegou ao seu nível. O nível pelo qual ele foi contratado. O Bruno Rodrigo está crescendo muito de produção, digo até que está melhor que o Dedé no momento. Mas o Dedé tem um potencial técnico enorme. Acredito que com mais um tempo ele se encaixa e a defesa do Cruzeiro fica muito sólida com Dedé e Bruno Rodrigo – afirmou.
O próximo compromisso do Cruzeiro será pela Copa do Brasil. A Raposa encara o Flamengo, nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Pelo Brasileirão, o próximo jogo será no sábado, contra a Ponte Preta, em Campinas.
Autor: João M. Nunes de Camargo