Técnico exalta o retorno de Robinho, que estava suspenso, e pode voltar ao esquema anterior, com apenas dois zagueiros de origem...
O técnico Marquinhos Santos pode voltar ao esquema anterior que o Coritiba estava jogando, escalando apenas dois zagueiros de origem. Contra a Portuguesa, a prioridade da comissão técnica será devolver o padrão de jogo alviverde, valorizando a posse de bola, sem erros no toque.
Só que o grande número de desfalaques pode ser um obstáculo. No total são oito atletas sem condições, número que ainda será confirmado pelo departamento médico. Os atacantes Keirrison e Bill, o lateral-esquerdo Raul Ibérbia e o volante Júnior Urso já estão confirmados. O meia Lincoln está vetado. O meia Alex, o atacante Geraldo e o volante Willian dificilmente enfrentam a Lusa.
Sem tantos jogadores à disposição, o técnico Marquinhos Santos admite que vai precisar quebrar a cabeça para compor o time. Mesmo assim, ele acredita que pode ter um grupo de qualidade, que coloque em prática o que foi trabalhado durante o ano.
- Com esses jogos em sequência aparece essa situação. Para o confronto temos trabalhado forte após o jogo, pois o quadro de atletas que está fora é muito grande. Voltar a ter o padrão que estamos adaptados. Para trabalhar a qualidade do jogo, passa pela característica dos jogadores que apresentam condições. Por conta disso, vamos tomar as condições cabíveis para voltar com uma equipe qualificada.
Voltar a ter o padrão que estamos adaptados. Para trabalhar a qualidade do jogo, passa pela característica dos jogadores que apresentam condições"
Marquinhos Santos
No duelo do meio da semana, o técnico Marquinhos Santos pode abrir mão da utilização de três zagueiros, estratégia que foi utilizada contra o Grêmio e Vasco. Contra o Tricolor gaúcho, Emerson, Leandro Almeida e Chico foram organizados em uma linha defensiva composta por três homens. Já contra o time carioca, Marquinhos explicou que colocou Chico no lado esquerdo, liberando Diogo como um ala - situação que não deu certo.
- Esse trabalho começou lá no início do Paranaense. Não quer dizer que estando com os três zagueiros é uma formação no 3-5-2. Nós entramos com o Chico fazendo a função de lateral-esquerdo e o Diogo adiantado. Mas as coisas não encaixaram. Tentamos levar o Chico para o meio, atrasando o Diogo para a linha de defesa e ainda não encaixou.
Por isso, o esquema tático de dois homens na zaga (Leandro Almeida e Chico) pode ser resgatada, com os dois laterais preocupados com a marcação também. Com isso, Marquinhos pode acrescentar mais um homem no marcação do meio-campo ou reforçar o ataque e armação das jogadas.
Com tantos desfalques e definições a serem feitas, a comissão técnica só vai definir a escalação na própria quarta-feira, quando encara a Portuguesa às 21h (de Brasília), no Estádio Couto Pereira.
Authors: João M. Nunes de Camargo